Background Image

2.º ciclo

ENSINO PRIVADO 

“Um futuro de mudança, a mesma escola de confiança” 

Colégio Rainha Dona Leonor abriu, no ano letivo 2016/2017, o 2.º Ciclo do Ensino Básico em regime privado.

O 2.º Ciclo do Ensino Básico constitui um ciclo de mudança, sendo prioridade do Colégio Rainha D. Leonor desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos alunos, ajudando-os a criar mecanismos que os auxiliem na gestão do seu tempo e do seu estudo, como no caso das sessões de Apoio ao Estudo.
A relação professor-aluno é um dos pontos fortes do Colégio Rainha Dona Leonor e esta realidade torna-se evidente logo no 2.º Ciclo, sendo preocupação de todo o Conselho de Turma traçar metas académicas e interpessoais em cada turma, avaliando e reajustando estratégias em cada reunião intercalar e de avaliação. Os alunos são convidados a aprender fora da sala de aula, através da realização de visitas de estudo de âmbito curricular), e através da participação em atividades que permitam a mobilização de conteúdos e de competências previamente adquiridas e ainda o desenvolvimento de novas competências, como o caso das atividades dinamizadas na Semana Cultural, o Dia do Pi, a Festa de Natal, o Halloween, entre outras.
Em articulação, o Colégio Rainha Dona Leonor oferece Atividades de Tempos Livres em diversas áreas do Saber e do Saber-Fazer, com professores internos e externos, que trabalham em estreita ligação com os professores do Conselho de Turma. Cada turma tem uma sala de apoio, equipada com computador, onde os alunos podem desenvolver diversos projetos, realizar trabalhos de grupo, ler, praticar jogos de tabuleiro.
À saída do 6.º ano, os alunos estão preparados para iniciar um novo ciclo, sem sentirem diferenças ao nível do rigor e da exigência.

Background

ATIVIDADES

Conversação de Inglês

Sessão destinada ao desenvolvimento da língua inglesa, privilegiando a expressão oral.                       

Movimento

Sessão lúdico-desportiva, no âmbito da atividade física.                       

Programação

 Sessão dedicada à linguagem de programação que ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais para todos na sociedade de hoje.                   

“Mãos à obra”

Sessão destinada à produção de objetos/brinquedos em madeira.                       

Projeto de Leitura

Hora dedicada à literatura, onde os alunos são convidados a conhecer novos autores e novas obras.                       

“Perdidos pelas Caldas”

Trabalho de projeto com a duração de dois anos letivos, que procurará dar a conhecer as Caldas da Rainha, através de aulas de campo, isto é, descobrindo "in loco" a geografia, a arquitetura e a cultura desta cidade. Projeto que conta com a colaboração de alguns especialistas e com diversas parcerias.                       

Ciências Experimentais

As atividades desenvolvidas nas Ciências Experimentais permitem e pretendem trabalhar três grandes objetivos: (i) a motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências, de um modo geral; (ii) a (re)construção do conhecimento científico, com base num trabalho prático e experimental; (iii) através de uma abordagem essencialmente prática em laboratório e com os materiais e métodos experimentais, desenvolver nas crianças o sentido crítico e analítico acerca do mundo que as rodeia.                       

Jogos didáticos

Jogos no âmbito do Português e da Matemática.                       

Apoio aos trabalhos de casa

Sessões, com acompanhamento de professor interno, para a realização de trabalhos de casa.