Background Image

3.º ciclo

ENSINO PRIVADO 

“Um futuro de mudança, a mesma escola de confiança”

Os docentes que lecionam o 3.º Ciclo do Ensino Básico têm uma vasta experiência no Ensino Secundário, pelo que, sempre que possível, os professores trabalham com as turmas do 7.º ao 12.º anos, o que constitui uma mais-valia para a preparação dos alunos e para a consolidação de conteúdos, uma vez que os professores conhecem o perfil dos alunos/das turmas e conseguem, mais facilmente, adequar estratégias que levem ao sucesso.
O 3.º Ciclo é pensado e planificado como meio essencial para atingir bons resultados no Ensino Secundário, sendo reforçados determinados conteúdos de disciplinas basilares, que serão fundamentais no futuro. A motivação é, ainda, uma forte preocupação para quem leciona estas faixas etárias, uma vez que a carga letiva é elevada e o grau de dificuldade sobe gradualmente. Assim, são traçadas metas de acordo com os perfis das turmas .
Tendo em consideração que, no final deste Ciclo, os alunos realizam uma avaliação externa às disciplinas de Português e de Matemática, os testes destas disciplinas obedecem, desde o 7.º ano, a uma estrutura semelhante às Provas Finais de Ciclo. No 9.º ano há ainda um reforço da carga letiva destas duas disciplinas.
No 7.º ano, os alunos dão continuidade à Língua Estrangeira I e, no âmbito desta disciplina, desenvolvem um projeto complementar integrado no projeto Clube Europeu e na Conversação de Inglês que consiste em estabelecer contacto com escolas do mundo inteiro, sendo promovida a troca de emails entre alunos e sessões em direto via Skype. Procura-se desenvolver competências basilares num cidadão do século XXI, desde a educação para a cidadania à fluência discursiva. Também neste ano os alunos são convidados a escolher uma Língua Estrangeira (Alemão, Francês ou Espanhol), desenvolvendo as competências da compreensão e expressão escritas e a compreensão e expressão orais.
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 7.º ano poderão participar numa visita de estudo à ilha de São Miguel, Açores, para estudarem, in loco, as rochas e o vulcanismo, que será o ponto culminante de um intercâmbio que se estabelece com uma turma desta ilha.

No final deste Ciclo é organizada uma visita a Londres, onde os alunos põem em prática a língua inglesa, onde tomam contacto com outras culturas e tradições, e onde consolidam laços criados ao longo do 7.º, 8.º e 9.º anos.
Em articulação, o Colégio Rainha Dona Leonor oferece Atividades de Tempos Livres em diversas áreas do Saber e do Saber-Fazer, com professores internos e externos, que trabalham em estreita ligação com os professores do Conselho de Turma. Cada turma tem uma sala de apoio, equipada com computador, onde os alunos podem desenvolver diversos projetos, realizar trabalhos de grupo, ler, praticar jogos de tabuleiro.

Background

ATIVIDADES

Conversação de Inglês

Sessão destinada ao desenvolvimento da língua inglesa, privilegiando a expressão oral.                       

Movimento

Sessão lúdico-desportiva, no âmbito da atividade física.                       

Programação

 Sessão dedicada à linguagem de programação que ajuda os jovens a pensar de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar colaborativamente — competências essenciais para todos na sociedade de hoje.                   

Apoio de Matemática

Sessão dedicada à consolidação de conteúdos da disciplina de Matemática, resolução de exercícios e à melhoria de resultados.

“Mãos à obra”

Sessão destinada à produção de objetos/brinquedos em madeira.                       

Apoio de Português

Sessão dedicada à consolidação de conteúdos da disciplina de Português, resolução de exercícios e à melhoria de resultados.

“Perdidos pelas Caldas”

Trabalho de projeto com a duração de dois anos letivos, que procurará dar a conhecer as Caldas da Rainha, através de aulas de campo, isto é, descobrindo "in loco" a geografia, a arquitetura e a cultura desta cidade. Projeto que conta com a colaboração de alguns especialistas e com diversas parcerias.                       

Ciências Experimentais

As atividades desenvolvidas nas Ciências Experimentais permitem e pretendem trabalhar três grandes objetivos: (i) a motivação dos alunos para a aprendizagem das Ciências, de um modo geral; (ii) a (re)construção do conhecimento científico, com base num trabalho prático e experimental; (iii) através de uma abordagem essencialmente prática em laboratório e com os materiais e métodos experimentais, desenvolver nas crianças o sentido crítico e analítico acerca do mundo que as rodeia.                       

Jogos didáticos

Jogos no âmbito do Português e da Matemática.                       

Apoio aos trabalhos de casa

Sessões, com acompanhamento de professor interno, para a realização de trabalhos de casa.