Background Image

1.º Ciclo

Pelas competências essenciais da vida académica.

À Descoberta 

O 1.º Ciclo do Ensino Básico constitui a base do ensino obrigatório, onde são desenvolvidas competências essenciais da vida académica. Cada área curricular é planificada tendo em conta um perfil de saída do 1.º Ciclo e visando uma articulação com o 2.º Ciclo do Ensino Básico, o que, numa escola com várias valências como o caso do Colégio Rainha Dona Leonor, constitui uma mais-valia. O aluno é motivado para a aprendizagem, sendo levado a descobrir a Matemática, o Português e o Estudo do Meio de forma natural e em articulação com outros projetos, como a “Escola na Horta” (modelo de garden based-learning); visitas de campo/estudo; trabalhos de pesquisa. 

Background


Objetivos

É conhecida a importância que a escola tem na vida das crianças. O Colégio pretende proporcionar aos alunos um desenvolvimento pleno nos campos cívico, social, intelectual e físico, não obstante o respeito pelas diferenças de cada criança, de cada ritmo de aprendizagem, de cada processo ensino-aprendizagem.

No final do ciclo, é nossa missão:

Que a criança adquira competências que o tornem um sujeito autónomo e independente.

Que a criança seja capaz de socializar, reconhecendo e valorizando cada indivíduo.

Que a criança desenvolva um espírito cívico e activo.

Que a criança desenvolva competências comunicativas.

Que a criança desenvolva a sua criatividade e o gosto pela transmissão de ideias.

Servir de parceiro com os encarregados de educação nesta missão de educar e orientar os nossos alunos.

Metodologias

Os nossos alunos beneficiam de um ensino assente em metodologias activas, de descoberta, com jogos lúdico-pedagógicos, projectos e desafios que levam os alunos à aquisição de conhecimentos e competências. Metodologias flexíveis construtivistas, diferenciadas, de acordo com as necessidades de cada aluno, de cada processo ensino-aprendizagem, levam-nos a um lugar de descoberta e empenho, procurando o sucesso de cada criança. 

Ofertas Complementares

Também as Ofertas Complementares contribuem para o desenvolvimento do aluno, quer ao nível do saber, como o do saber-fazer e do saber-estar. A oferta de Inglês no 1.º e 2.º anos dão continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Pré-Escolar, sendo introduzidas, gradualmente, estruturas gramaticais mais completas e iniciando a compreensão e expressão escritas. Já no 3.º e 4.º anos, para além do cumprimento das matrizes curriculares do Ministério da Educação, são introduzidos conteúdos adicionais, tendo em vista a continuação de estudos no 2.º Ciclo do EB. A oferta de TIC permite que a escola acompanhe o mundo tecnológico do século XXI, salientando o uso seguro e responsável destas ferramentas. A oferta de Economia introduz vários conceitos: poupança, economia, mercado, juros, entre outras. Alertando os alunos para a necessidade de formar cidadãos responsáveis e empreendedores. A oferta Assembleia de Turma e de Filosofia desenvolvem o espírito crítico e a oralidade/argumentação, ao mesmo tempo que despertam os alunos para temáticas sociais e contemporâneas, fortalecendo nos alunos o espírito de cidadania.

Atividades Extracurriculares

As atividades extracurriculares dinamizadas no Colégio Rainha Dona Leonor pertencem a quatro áreas consideradas basilares: a Matemática, o Português, as Ciências e a Atividade Física. Nestas sessões procura-se, de forma mais lúdica, desenvolver competências relacionadas com estas áreas.

Pic
A HORTA DA NONÔ

                            A Horta da Nonô é uma forma de contactar com a Natureza, de conhecer, de promover o conhecimento da flora, assim como, relacionar o conhecimento teórico com a realidade objetiva. Os alunos poderão semear, plantar e proceder à manutenção da mesma.

Pic
BIBLIOTECA

O livro e a leitura contribuem para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua.
A Biblioteca da escola inserida no contexto de sala de aula é um espaço de produção e circulação de conhecimento e tem como objetivo criar hábitos de leitura como fonte de saber e de cultura e como meio eficaz de aperfeiçoamento linguístico.

Pic
LABORATÓRIO DE ARTE

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa quae ab illo inventore veritatis.

Screenshot
Conduta de utilização do uniforme

a) Todos os alunos deverão usar o uniforme apropriado durante todo o período em que se encontrem no colégio ou em actividades desenvolvidas pelo mesmo (visitas de estudo; períodos de interrupção lectiva do Natal, Carnaval e Páscoa; férias de Verão), sendo, por isso, obrigados a possuir todas as peças que constituem o uniforme;

b) Não misturar ou combinar o uniforme formal com o uniforme desportivo, sendo este último de utilização exclusiva e obrigatória para as aulas de Actividade Física e Desportiva;

c) Todos os alunos devem ir para o Colégio vestidos correctamente;

d) Por segurança dos alunos, os brincos devem estar dentro do tamanho apropriado. Não são permitidos brincos grandes ou argolas;

e) As meias e sapatos devem obedecer/relacionar-se às cores que constituem o uniforme (azul escuro, vermelho e branco);

Screenshot

f) O cabelo deve estar limpo e arranjado;

g) Os alunos deverão usar o uniforme de saída aquando de visitas de estudo, salvo indicação contrária;

h) Considera-se uniforme de saída a conjugação das seguintes peças de vestuário: Menina – saia/calça, camisa e pullover (facultativo de acordo com as condições atmosféricas); Menino – calça/calção de sarja, camisa e pullover (facultativo de acordo com as condições atmosféricas);

i) O Bibe é obrigatório nos períodos de refeição e no desenrolar de actividades susceptíveis de danificar permanentemente as restantes peças do uniforme.

Segurança

  A segurança das nossas crianças é crucial. Para garantirmos essa segurança, existem duas portarias, Norte (1.º Ciclo) e Sul. No Colégio, a entrega dos alunos do 1.º Ciclo é feita mediante apresentação do bilhete de identidade e entrada controlada pelo cartão de aluno/EE. O controlo será efectuado directamente na portaria do 1.º Ciclo.

Interrupções Letivas

As vicissitudes do nosso quotidiano nem sempre permitem que os pais estejam com os filhos nos momentos de pausa lectiva (Natal, Carnaval, Páscoa e férias de Verão). Para essas situações garantimos Actividades de Tempos Livres, com actividades programadas e períodos de praia, sempre vigiados e acompanhados por funcionárias qualificadas.